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Consumidor 5.0 e a Pandemia?

Consumidor 5.0 e a Pandemia?

“A chegada da vacina é um sinal e gera a expectativa para o consumidor do retorno às compras presenciais com segurança. Principalmente no segmento de restaurantes, bares, entretenimento e turismo (passeios e viagens) deverá trazer esperança ao mercado”, diz a professora de MBA da IBE Conveniada FGV, Maria Luísa de Barros Correia.

E o que isto está relacionado ao novo consumidor?

O consumidor já evoluiu em cinco níveis, hoje falamos sobre consumidor 5.0 e, apesar de todo o crescimento do Digital, o Digital precisa ainda fazer adaptações para permanecer no espaço conquistado.

Aquelas velhas premissas de que um produto e um serviço só é bem sucedido a partir de uma única pergunta: Qual problema do cliente você soluciona? Ficou na versão 1.0. Ou ainda achar que ter diferenciais do seu concorrente é o suficiente? Ficou na versão 2.0.

Hoje se o cliente quiser ir até algum lugar, ele pode simplesmente não ir só para o seu concorrente, mas ir para outra categoria de consumo, como é o velho exemplo de táxis versus carros de aplicativos.

As marcas sem presença digital, que foram essas que a gente viu ruindo durante a pandemia, também marcaram o fim da era do Consumidor 2.0 e se tornou o marco dos Consumidores 3.0, que queriam integração dos canais e presença na palma da mão, através do Mobile.

E por fim as marcas que conseguiram compreender o seu consumidor e fizeram da sua marca um pertencimento do cliente, colocaram fim a era do 3.0, e surgiu a versão 4.0. O melhor exemplo dessa era para mim, foi o case de dia dos pais da Natura com o Tamy, se quiser saber mais, clique no link. O que aconteceu ali, basicamente, foi usar um homem transexual, para falar de pai e atingir um grupo gigantescos de mães solteiras que sofrem na pele o que é ser mãe e pai.

Mas no final, o que a pandemia tem a ver com o Consumidor 5.0?

Boa parte dos consumidores 5.0 nasceram em um mundo conectado, a geração dos nativos digitais já domina as novas tecnologias, do smartphone às plataformas de venda online. Está aí a grande diferença: a internet não é só fonte de pesquisa, mas o meio de compra de produtos e serviços.

A tomada de decisão não é orientada somente pela qualidade, esse grupo leva em conta todo o valor agregado do produto, como uma boa experiência e atendimento personalizado das marcas, com quem tem uma relação muito mais próxima. Com informações do site da Neoassist.

Ou seja, se o Digital não corrigir ainda mais rápido os problemas pelo crescimento acelerado, pode ser que perca o posicionamento de anos que vem querendo conquistar! E a vantagem é, que para os pequenos e médios, a melhor experiência do cliente e a personalização ficam muito mais fáceis, afinal, você tem um fluxo mais fácil de canalizar. Pense nisso!

E nós da Soulog, poderemos ajudá-lo com muito carinho no momento da sua embalagem e tornar a experiência do cliente mais que única, inesquecível.

Gostou das dicas?

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